Festival leva Entretenimento Virtual e Valoriza Artistas de Rio das Ostras

0
511

Mesmo com teatros e outros espaços culturais fechados por conta do isolamento social necessário para o controle da pandemia de coronavírus, as pessoas não deixaram de ter acesso à arte graças às plataformas digitais. Em Rio das Ostras, a Fundação de Cultura do Município tem levado entretenimento artístico virtual ao público e esta semana lançou o Festival “Sou Cultura em Casa”. Os artistas selecionados vão receber um cachê pelos vídeos produzidos, que serão disponibilizados online. As inscrições começam às 10h desta quarta, dia 1º, e podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/editaisdacultura.

O evento virtual comemora o aniversário de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras, uma vez que a programação previamente planejada teve que ser cancelada como forma de prevenção ao coronavírus. Com o festival, realizado entre abril e maio, serão disponibilizados 90 vídeos de artistas no Facebook da Fundação (https://www.facebook.com/frcriodasostras1997/). Dessa forma será possível proporcionar entretenimento à população e aquecer o mercado cultural, mantendo o necessário isolamento social.

                                           FINANCIAMENTO PÚBLICO

Para possibilitar tudo isso, a Fundação Rio das Ostras de Cultura está levando financiamento público às propostas que serão selecionadas no festival. Os vídeos podem ter as mais variadas linguagens – música, dança, teatro, artes visuais, artesanato, literatura, entre outras –  e duração entre 30 e 60 minutos. Cada produção exibida recebera um cachê de R$146,00. O edital completo está disponível para consulta no Jornal Oficial da Prefeitura (https://www.riodasostras.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/1153.pdf).

O festival é aberto exclusivamente para artistas que residem ou atuam em Rio das Ostras há pelo menos um ano. Cada participante pode inscrever até três propostas de vídeos. Outros requisitos são comprovar não possuir outra renda além da atividade artística e estar cadastrado no Mapa da Cultura da Cidade (http://mapadacultura.riodasostras.rj.gov.br).Os vídeos não poderão ter conteúdos discriminatórios, agressivos, que promovam quaisquer tipos de violência, atos ilícitos e campanha político-partidária.

                                               REQUISITOS TÉCNICOS

Serão aceitos apenas vídeos com adequada qualidade técnica (de áudio e imagem) no formato MP4. Por isso é importante que, antes de se inscrever, o artista verifique se tem acesso às ferramentas tecnológicas necessárias sem sair de casa. A produção poderá ser de celular, desde que gravada na posição horizontal. Lembrando que os projetos selecionados só terão os conteúdos aprovados e o cachê garantido após o vídeo passar por uma análise da equipe técnica da Fundação de Cultura.

As inscrições para novos projetos se manterão abertas até que o Festival “Sou Cultura em Casa” alcance o número previsto de 90 vídeos. Os nomes dos selecionados de cada semana serão divulgados no Jornal Oficial da Prefeitura. A partir da data de publicação, o artista terá um prazo de dois dias para envio do material a ser exibido.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA