Conheça a Programação Completa e Diversificada de Rio das Ostras-RJ para o Carnaval 2020.

0
2955
Bloco carnavalesco Siri com Cãimbra-Arquivo- De Olho em Rio das Ostras-RJ

Rio das Ostras está se organizando para que a alegria do Carnaval chegue a toda Cidade. A programação contará com 17 blocos que vão desfilar no Centro e Costazul, além dos quatro dias de matinês gratuitas e bailes nas localidades de Cantagalo, Rocha Leão e Mar do Norte.

Todas as secretarias municipais, juntamente com a Fundação Rio das Ostras de Cultura, estão trabalhando o planejamento para que tudo aconteça de maneira organizada e segura.

                                                                      BLOCOS Os 17 blocos carnavalescos de Rio das Ostras desfilarão no Centro e Costazul, sempre à tarde. As exceções serão o Bloco da Melhor Idade, que desfile na manhã de domingo, dia 23, com concentração marcada a partir das 8h, na Praça São Pedro, e o Bloco Evangelístico ADVEC, que desfila no Centro, na manhã de segunda-feira, às 10h.

O Bloco Saideira, depois de desfilar duas vezes durante o Carnaval, fechas as comemorações com desfile na Boca da Barra, na tarde de sábado, dia 29 de fevereiro.

                                                                   MATINÊS As matinês gratuitas acontecerão nos quatro dias de Carnaval, de sábado a terça-feira, das 17h às 21h, no Camping Costazul. A animação ficará por conta da Banda Sambaqui, com músicos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro de Rio das Ostras.

Conforme determina a justiça, os salões serão divididos por faixa etária. Não serão permitidos dentro dos salões o consumo de bebidas alcóolicas, qualquer objeto de vidro e spray de espuma.

A novidade deste ano é uma área reservada para os idosos, que poderão curtir as marchinhas em ambiente apropriado.

As crianças de um a cinco anos receberão pulseirinhas de identificação onde constarão nome dela, do responsável e telefone de contato, para facilitar o trabalho caso a criança se perca.

Para garantir a segurança das famílias, uma equipe da Defesa Civil e outra da Guarda Civil Municipal estarão na tenda montada em Costazul.

                                                          OUTRAS LOCALIDADES 

Este ano, além das localidades de Cantagalo e Rocha Leão, Mar do Norte também terá uma programação própria no Carnaval, no sábado, 22, e domingo, 23.

Além do som mecânico, as localidades contarão com apresentações de artistas da Região. O objetivo é que as famílias possam curtir a festa mais perto de casa.

Mar do Norte terá programação das 16h às 20h, com show de Débora Fonseca, no sábado, e Paulinho Macieira, no domingo, na Praça ao lado do Posto de Saúde.

Em Cantagalo, o coreto da Praça Waldemar Barcelos vai ser palco para os shows de Zulu e Josiel Maia, no sábado, e Kátia Teixeira, no domingo. Sempre das 18h às 22h.

Em Rocha Leão a programação vai acontecer próximo ao Ginásio Esportivo José de Almeida, das 18h às 22h. No sábado, Anthony Félix e Forró Gamadinho fazem a festa, e no domingo, a animação ficará por conta de Victor Djavan.

                                                                      HORÁRIOS 

Para garantir a ordem a Prefeitura Municipal determinou que todas as atividades – desfile de blocos e bailes – terminem até 23h em toda cidade.

Os cadastrados da Renda Alternativa somente poderão trabalhar até meia-noite comercializando produtos autorizados.

                                                        SEGURANÇA PÚBLICA

Para que todos possam aproveitar os dias de folia e se divertir com segurança, a Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras reforçou o efetivo de guardas civis municipais. Estarão nas ruas 117 agentes atuando diariamente, com 14 viaturas, 3 motocicletas e 4 viaturas do Programa Estadual de Integração na Segurança Pública (Proeis).

A Polícia Militar também fará o reforço neste período, com 80 homens diariamente nas ruas.

A Defesa Civil também terá equipes de plantão durante todo o Carnaval.

                                                         ACESSO LIVRE 

Os moradores não serão prejudicados com os fechamentos das ruas. Para pegar o documento de Trânsito Livre, devem a Secretaria de Segurança Pública, situada na Rua Niterói, 2099, Loteamento Atlântica; ou a Secretaria de Turismo, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque; ou ainda a Base da Praça da Baleia. Os documentos necessários para a retirada do cartão são: Comprovante de Residência, Documento do veículo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

                                                            SAÚDE 

Para atender o aumento da demanda, a Secretaria de Saúde elaborou um plano de contingência para os dias de festa.

Durante os horários de desfiles dos blocos carnavalescos, duas ambulâncias ficarão baseada, uma em Costazul e outra na Praça São Pedro, no Centro. A equipe do Resgate ficará dando suporte total aos demais locais do evento.

Mar do Norte, Cantagalo e Rocha Leão continuarão com as ambulâncias 24h baseadas nas respectivas localidades.

O quadro de profissionais do Pronto-Socorro será ampliado, assim como o número de vagas para o pronto atendimento às ocorrências sem gravidade relacionadas ao evento.

A Cruz Vermelha de Rio das Ostras estará promovendo atividades relacionadas à saúde e bem-estar, durante todos os dias do Carnaval. Numa tenda montada na Praia do Centro, voluntários farão aferição de pressão arterial, atendimentos de primeiros socorros, se for necessário, e identificação com pulseirinhas para as crianças.

                                                 TRANSPORTE PÚBLICO 

Com objetivo de atender melhor a população e fiscalizar de maneira eficaz as atividades no Carnaval, a Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana estará fiscalizando horários e itinerários do transporte municipal, coibindo acesso de veículos piratas e ônibus de excursão não autorizados ao Município.

Durante todos os dias de Carnaval, haverá redução no intervalo de saída das linhas e consequente aumento do número de veículos de transporte coletivo circulando em Rio das Ostras.

A Secretaria vai distribuir bases de fiscalização fixas e móveis, com viaturas atuando simultaneamente nos pontos de entrada e saída da cidade e ao longo de toda a Rodovia Amaral Peixoto, nos limites do Município.

                                           UNIDADES MUNICIPAIS 

Durante a folia, a Prefeitura não vai abrir os parques dos Pássaros e Municipal, nem as unidades culturais, como o Museu Arqueológico Sambaqui da Tarioba, Casa de Cultura Bento Costa Junior e Teatro Popular de Rio das Ostras.

 

Fonte:jornalismo rio das ostras

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA