Professores são Capacitados na Semana de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras-RJ

0
368
Em palestra direcionada aos professores, o Secretário de Educação, esportes e lazer do município Maurício Henriques santana, falou da importância da tecnologia na educação-Divulgação.

Rio das Ostras incentiva e promove a formação continuada dos professores. As atividades realizadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nesta terça e na quarta, dias 22 e 23, foram uma oportunidade para os educadores se aprofundarem em temas como metodologias ativas, que motivam o protagonismo de estudantes, educação maker e escola criativa.

Entre as atividades gratuitas realizadas na sede da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer estavam as rodas de conversas com especialistas. José Manuel Moran, doutor em Ciências da Comunicação; Fábio Zsigmond, referência nacional em Educação Maker; Giselle Santos, do Google Innovators, comunidade que busca soluções educacionais criativas e inovadoras, foram alguns dos palestrantes do evento.

“É importante buscar a formação e palestras assim sempre são motivadoras. Gostei bastante de ouvir a explanação do professor José Manuel Moran e percebi o quanto já adotamos o ensino híbrido no dia a dia dos alunos, uma vez que incentivamos a utilização da tecnologia nas aulas”, conta Rosimar Abreu, professora da Rede Municipal há 20 anos e diretora-adjunta da Escola Acerbal Pinto Malheiros.

José Manuel Moran-
Professor e doutor em Ciências da Comunicação-Divulgação.

O ensino híbrido ao qual a educadora se refere é um modelo que combina momentos na sala de aula e no laboratório de informática, com conteúdos complementares. Esse tema foi abordado por Moran, que também relatou experiências vividas durante 40 anos como professor. Na palestra, o doutor em Ciências da Comunicação destacou as metodologias ativas, que motivam o aluno a ser protagonista do próprio aprendizado.

“Aprendemos saindo da nossa zona de conforto e sendo flexíveis. Muitas vezes falamos de inovação e experimentação, mas não experimentamos o novo. Podemos aprender com nossos alunos, que nasceram em um mundo digital, porém desigual. Uma das nossas missões é ajudá-los a ter um propósito, um projeto de vida”, afirma Moran.

A Educação Maker, apresentada pelo especialista Fábio Zsigmond, foi outro tema que conquistou os professores. “Quem atua como maker trabalha com o desenvolvimento integral do aluno, focado na relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Todo educador deve ter essa atitude e também motivar o fazer, transformando desafios em realizações”, informa Zsigmond.

                                                     OFICINAS PARA ALUNOS

Secretaria Municipal de Educação de Rio das Ostras-RJ

A sede da Secretaria de Educação de Rio das Ostras se transformou em um laboratório para experimentos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os alunos puderam participar de oficinas de robótica, construção maker, protótipos com sucatas, criação de games, programação robótica e paper circuit, integrando arte ao circuito elétrico, entre outras.

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, a 16 ª SNCT está acontecendo em todo o País e tem a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações.

Bioeconomia é o conjunto de atividades econômicas baseadas na utilização sustentável e inovadora de recursos biológicos renováveis (biomassa), em substituição às matérias-primas fósseis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA