Semana de Práticas Pedagógicas Evidencia a Importância da Educação Infantil

0
563
Semana de Práticas Pedagógicas-Rio das Ostras-RJ-Divulgação.

Nesta segunda e terça feira, dias 26 e 27 de agosto, o Teatro Popular de Rio das Ostras receberá um elenco mais que especial: os alunos da Educação Infantil da rede municipal. O período marca o início da VI Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil no município. As apresentações acontecem de 9h às 10h20 e de 14h às 15h40.

As apresentações dos alunos, como explica a coordenadora do segmento, Ellen Glauce, abrem a Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil. O evento acontece em duas etapas, a abertura, exposição e apresentações no Teatro Popular nos dois primeiros dias e exposição e atividades diversificadas nas unidades escolares nos dias 28, 29 e 30.

Ainda de acordo com Ellen, o brincar é parte fundamental no processo de desenvolvimento na Educação Infantil. Jogos, brincadeiras, faz de conta, histórias, músicas fazem parte do cotidiano, mostrando que o lúdico está diretamente ligado ao processo de ensino aprendizagem nesta etapa.

“Nossas escolas fazem trabalhos importantíssimos para o desenvolvimento das crianças. Super criativos, os professores trabalham o lúdico e o aprender fica muito mais fácil. Eles desenvolvem a oralidade, a psicomotricidade e o cognitivo desde cedo e é imprescindível trabalhar essas habilidades para que, na fase da alfabetização, o aluno esteja bem estimulado e pronto para aprender a ler e escrever”, afirmou.

Mauricio Henriques Santana-Secretário Municipal de Educação e Esportes de Rio das Ostras.

Com o tema “Bom mesmo é ser criança”, as comemorações acontecem pelo Dia Nacional da Educação Infantil – 25 de agosto – e seguindo a Lei 12.602/12. “A Rede Municipal de Ensino promove a Semana de Práticas Pedagógicas na Educação Infantil entendendo a necessidade de reflexão coletiva para garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção, à saúde, à brincadeira e a uma educação de qualidade”, disse o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques Santana.

O secretário também destacou ainda que o evento valoriza as práticas pedagógicas e propicia a troca de experiências pelos docentes e gestores das unidades.

É importante destacar que cada escola terá 15 convites para distribuir entre os pais e responsáveis e não serão comercializados ingressos para esses dias, sendo a entrada permitida apenas para convidados.

O Teatro Popular de Rio das Ostras fica na Av. Amazonas, s/nº, na Extensão Novo Rio das Ostras.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA