Jornada Pedagógica em Rio das Ostras  tem palestras  com importantes educadores   

0
799
Jornada Pedagógica-Foto Divulgação

O início do segundo semestre de 2019 traz novidades para os mais de 2.200 educadores de Rio das Ostras. Já na volta do recesso escolar, nos dias 29 e 30 de julho, os servidores da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer participarão da “Jornada Pedagógica”, com mais de vinte horas de palestras e painéis interativos.

O evento ocorre na Igreja Dignus Est, situado à Avenida Brasil 144, na Extensão do Bosque, e a programação começa às 8h e vai até 22h. Com nomes de peso na programação como José Manoel Moran, Vasco Moretto e Rossandro Klinkey, o evento oportunizará aos profissionais momentos de reflexão sobre a prática pedagógica.

Maurício Henriques Santana-Secretário municipal de Educação e Esportes de Rio das Ostras

“Entendemos a importância da formação e do aperfeiçoamento na prática diária dos nossos educadores, bem como o atendimento às metas do Plano Municipal de Educação”, destacou o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, Maurício Henriques Santana.

Essa edição da Jornada Pedagógica receberá ainda os professores Antônio Eugênio Cunha, Celso Vasconcellos e a psicóloga Maria Tereza Maldonado. As palestras acontecerão nos três turnos e abordarão várias temáticas, como a que trata da chamada ‘Educação 4.0’, com novas formas de aprender e de ensinar, o equilíbrio difícil, mas possível, entre vida profissional e vida pessoal e práticas pedagógicas para a inclusão.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o evento deverão ser realizadas pelo portal do evento, no endereço https://cursos.semedero.org/#!/jornada2019, até o dia 27 de julho. Cada educador pode se inscrever em até três palestras ou painéis interativos.

Os servidores municipais que ainda não possuem cadastro no e-Cidade deverão se cadastrar na plataforma e, após inscrição, receberão o cartão de confirmação por e-mail. A entrada no evento só será autorizada mediante a apresentação desse cartão de confirmação de inscrição.

PALESTRANTES – A programação tem como objetivo possibilitar trocas de experiências e práticas que possam transformar o ambiente escolar. Na segunda-feira, dia 29, estão programadas palestras com o professor e orientador de projetos educacionais inovadores, José Manuel Moran Costa (Educação 4.0: Novas formas de aprender e de ensinar em um mundo em profunda transformação); o mestre em didática das ciências, Vasco Moretto (Avaliação da aprendizagem: uma relação ética) e com o psicólogo e consultor da Rede Globo em temas relacionados à Educação, Rossandro Klinjey (A arte de ensinar gerenciando afetividades).

Já na terça-feira, dia 30, os encontros acontecem com o psicopedagogo e pesquisador na área educacional, Antônio Eugênio Cunha (Práticas Pedagógicas para a Inclusão); o pedagogo, filósofo e doutor em didática, Celso Vasconcellos ((In)disciplina: a questão do interesse e da mobilização desafios e perspectivas contemporâneas) e a psicóloga e autora de mais de 40 livros, Maria Tereza Maldonado (Vida profissional e vida pessoal: o equilíbrio difícil, porém possível!).

PAINÉIS INTERATIVOS – O evento também contará com Painéis Interativos, com os temas Tecnologia e Inovação, com a presença de Antonio Marcelo, Carlos Eduardo Altoé Alberico e Rodrigo Caride.

Na terça, dia 30, às 16h30, também está agendado o painel interativo “A Pedagogia de Paulo Freire”, com Chico Alencar, graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas. O mediador será Luciano Barboza, Coordenador Geral do Sindicato de Educação dos Profissionais de Educação (SEPE) de Rio das Ostras/Casimiro de Abreu.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA