Rio das Ostras-RJ Inaugura o Centro Especializado de Atendimento à Mulher.

0
826
Inauguração do Centro de Atendimento a Mulher-Divulgação.

Ainda há muitos desafios pela frente, mas Rio das Ostras consolidou um grande projeto em prol das mulheres vítimas da violência. Em meio às comemorações do aniversário de 27 anos do município, nesta terça-feira, dia 9, foi inaugurado o Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM, na Avenida Governador Roberto Silveira, em Costazul.

Inauguração da CEAM-Divulgação.

A solenidade de inauguração contou com a presença de várias autoridades, secretários municipais, vereadores e população, que na ocasião, também conheceram integrantes da Patrulha Maria da Penha, que darão apoio ao trabalho desenvolvido pela unidade.

A Secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Eliara Fialho, pontuou que a Administração Municipal deseja realizar muitas coisas e que esse é um momento muito especial para a comunidade riostrense. principalmente, para as mulheres, que ganham agora um serviço que vai implementar a política de proteção às vítimas de violência, visando a promoção da justiça e da equidade social.

“Quero agradecer a todos que trabalharam para deixar esse espaço mais humanizado e acolhedor para atender essa demanda. A violência contra as mulheres é uma forma de violação dos direitos humanos, ao atingir o direito à vida, saúde e integridade física. Nesse sentido o município dá um passo muito importante com a retomada desse serviço que será uma referência para as mulheres, pois além de ser um espaço mais reservado e sigiloso, é também um serviço que busca a proteção, defesa e garantia dos direitos das usuárias”, ressaltou.

O novo Centro Especializado de Atendimento à Mulher contará com uma equipe especializada e ofertará atendimento psicossocial, aconselhamento e acompanhamento jurídico que buscam evitar que a mulher volte a situação de vítima da violência. Além disso, o CEAM desenvolverá ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e articulação da rede de atendimento, em especial nas áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública e Justiça.

Emocionada, a diretora do CEAM, Priscila Ronétna, destacou a história de sua mãe que a ensinou que todos podem mais para mudar a vida das pessoas e a trajetória do trabalho realizado para tornar esse sonho possível. “A equipe do CEAM quer fazer um pouco mais para mudar a realidade dessas mulheres, para que sejam livres da violência”, pontuou.

                                                     PATRULHA MARIA DA PENHA

Integrada por guardas municipais, a Patrulha Maria da Penha, que foi apresentada durante a inauguração do CEAM, já iniciou o trabalho de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no Município, em que são realizadas visitas periódicas às residências de mulheres em situação de agressão doméstica, fazendo o monitoramento do cumprimento das medidas protetivas e reprimindo atos de violência.

Carvalhão-Secretário de Segurança de Rio das Ostras-RJ-Foto:De Olho em Rio das Ostras-RJ

O secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Paulo Fernando Carvalho, se colocou à disposição e destacou que a criação do CEAM e a integração da Guarda Municipal e das Forças de Segurança trazem um importante avanço, que vai garantir o diálogo e melhor acolhimento no atendimento à mulher que, geralmente, se sentem constrangidas quando vivem situação de violência.

As vítimas podem fazer contato pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher ou através do número 0800 026 6301.

Inauguração do CEAM-Divulgação

Também estiveram presentes a inauguração, além de vereadores, o secretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Marcus Rezende, que representou o prefeito Marcelino Borba; a procuradora geral interina do Município, Lívia Chelles de Aguiar Bonifácio; o promotor de Justiça da Vara Criminal de Rio das Ostras, Lucas Fernandes Bernardes; o delegado da 128ª DP de Rio das Ostras, Ronaldo Cavalcante; e a primeira-dama do Município, Adriana Borba.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA