Hospital de Rio das Ostras volta a fazer exames de mamografia

0
838
Reabertura do Mamógrafo-Hospital Municipal de Rio das Ostras-RJ

Para começar Outubro com o pé direito, mês que é dedicado à conscientização e importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, as notícias da Saúde de Rio das Ostras não poderiam ser melhores: o Hospital Municipal voltou a realizar, nesta segunda, dia 2, os exames de mamografia.

 Depois de aproximadamente 18 meses sem funcionamento, o mamógrafo foi consertado e vai permitir que as mulheres possam fazer o exame de mamografia aqui no município, ao invés de ter que se deslocar para São Pedro da Aldeia.

 De acordo com a secretária de Saúde, Rosimeri Azevedo, as marcações devem ser feitas diretamente no COGA (Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria). “A princípio iremos realizar 20 exames por dia. Até normalizamos a situação, tendo em vista que existe uma demanda muito grande pelo tempo que o mamógrafo estava parado, continuaremos também fazendo exames em São Pedro, por conta da pactuação que temos com os entes federados”, esclareceu a secretária.

 Nelma de Souza Teixeira, moradora do Jardim Mariléa, foi uma das primeiras pacientes a fazer o exame no hospital. “Antes estava muito difícil fazer os exames aqui na cidade porque o aparelho estava quebrado. Agora não, tudo está mais rápido. Acredito que as coisas estejam melhorando. A Prefeitura está de parabéns por essa conquista”, declarou.

 O COGA fica na Unidade de Saúde Nilson Marins, localizada na Alameda Campomar, s/n, Cidade Beira Mar (em frente a Secretaria de Bem-Estar Social). O atendimento à população é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelos telefones (22) 2771-6452 / 2771-5348.

 *  A MAMOGRAFIA É INDICADA PARA:

Fins de diagnóstico, como na avaliação de alguma queixa clínica (dor, presença de nódulo palpável ou alterações na aparência da mama)

A avaliação de alteração encontrada em outros exames de diagnóstico por imagem, como a ultrassonografia

 * QUANDO DEVE SER REALIZADA A MAMOGRAFIA?
Entre os 35 e 40 anos deverá ser feita a primeira mamografia, que servirá de base para avaliar as condições da mama e possibilitar exames comparativos futuros. Dos 40 aos 50 anos, a freqüência da mamografia deverá ser determinada pelo médico, de acordo com a inclusão da paciente no grupo de risco e/ou com as características da mama. Após os 50 anos, todas as mulheres devem se submeter ao exame de mamografia anualmente.

*  QUAL É O ÍNDICE DE DIAGNÓSTICO POSITIVO DE CÂNCER DE MAMA DAS MAMOGRAFIAS?
A mamografia é de 85% a 90% específica. De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, somente uma ou duas mamografias em cada mil levam ao diagnóstico do câncer. Aproximadamente 10% das mulheres precisam de uma mamografia adicional. Não se alarme se isso acontecer com você. Apenas de 8 a 10% das mulheres necessitarão de biópsia e 80% dessas biópsias não são câncer.

 *  CUIDADOS NO DIA DA MAMOGRAFIA

É comum no momento do exame as mulheres se queixarem de algum desconforto, que muitas vezes pode ser contornado com algumas dicas. Uma delas é evitar agendar o exame logo antes ou depois da menstruação. A mamografia deverá ser realizada preferencialmente durante a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual – nesse período há menor densidade do tecido glandular das mamas, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto. Além disso, no período da menstruação ou nas semanas próximas, as mamas costumam estar mais sensíveis, devido às alterações hormonais, e o exame se torna mais desconfortável.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA