Prefeito de Rio das Ostras pede Auxílio ao Estado para Garantir Abastecimento e Melhorias na Saúde.

0
1266
Prefeito Carlos Augusto, com o secretário de saúde Marcelino Borba e a subsecretária Rosinha-Divulgação.

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, se reuniu nesta terça-feira, dia 11, com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza, na sede da pasta, na capital fluminense. A pauta foi o sucateamento da rede municipal. O prefeito solicitou ajuda para abastecimento com medicamentos e insumos, além de conserto de equipamentos e apoio logístico para atender à secretaria.

A auditoria realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde detectou um prejuízo inicial de R$ 5 milhões em medicamentos e insumos que perderam a validade, além de equipamentos sucateados e da precariedade na infraestrutura das unidades de saúde.

De Olho em Rio das Ostras-RJ
Prefeito Carlos Augusto-Foto-De Olho em Rio das Ostras-RJ

“Tivemos uma conversa franca, mostramos a realidade herdada da última gestão, com péssimas condições de atendimento na saúde do município e um problema grave na parte de infraestrutura das unidades de saúde e no Pronto Socorro. O secretário foi muito sensível e se prontificou a ajudar na questão da limpeza, com equipamentos e no abastecimento neste primeiro momento, para não paralisarmos o atendimento”, disse o prefeito.

O socorro solicitado por Carlos Augusto prioriza o estoque de medicamentos e insumos a médio e longo prazo, bem como apoio na infraestrutura das unidades de saúde, que estão com condições insatisfatórias, necessitando de manutenção.

Um levantamento com a listagem dos medicamentos e de todos os equipamentos foi entregue ao secretário estadual de Saúde. Entre os equipamentos prioritários estão: endoscópio, videolaparoscópio e tomógrafo do pronto socorro municipal.

Carlos Augusto também aproveitou o encontro para debater estratégias de combate e prevenção à dengue, zika e chikungunya na cidade. “Foi uma conversa sobre a importância da prevenção e do tratamento correto das doenças, discussão de estratégias para combater a proliferação do mosquito transmissor. Temos que envolver a população na prevenção, eliminando os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti”, afirmou.

O encontro contou com a participação do deputado estadual Edson Albertassi, do secretário municipal de Saúde de Rio das Ostras, Marcelino Borba, e da subsecretária de Saúde, Rosimeri Azevedo, a Rosinha.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA