Rio das Ostras ganha três prêmios do Programa Cidades Sustentáveis

0
2219
Prefeitura Municipal de Rio das Ostras-RJ-Divulgação

A administração pública de Rio das Ostras teve mais uma vez o seu trabalho reconhecido. Nesta quarta, dia 24, o Município foi um dos vencedores em três categorias do 2º Prêmio Programa Cidades Sustentáveis. O Município foi premiado pelo desenvolvimento de políticas públicas bem-sucedidas nas áreas de Cultura, Esporte e Mobilidade. A cerimônia de entrega do prêmio, que teve 287 municípios inscritos, aconteceu em São Paulo.

Jazz&Blues Festival de Rio das Ostras- Foto: De Olho em Rio das Ostras
Jazz&Blues Festival de Rio das Ostras- Foto: De Olho em Rio das Ostras
Arquivo-Foto-De Olho  em Rio das Ostras.
Arquivo-Foto-De Olho em Rio das Ostras.

Na segunda edição do Prêmio, Rio das Ostras ficou em primeiro lugar no tema Cultura para a Sustentabilidade com eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo: o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival e o OstrasCycle Encontro Internacional de Motociclistas. Rio das Ostras superou a vizinha Macaé e a capital do Paraná, Curitiba.

Projeto de Paraesporte ficou em segundo lugar na categoria Ações e Projetos - Divulgação
Projeto de Paraesporte ficou em segundo lugar na categoria Ações e Projetos – Divulgação

Na categoria Ações e Projetos Esportivos, Rio das Ostras ficou em segundo lugar com o Projeto Paraesporte, da Secretaria de Esporte e Lazer do Município. A cidade ficou atrás apenas de Toledo, no Paraná, e a frente de Belo Oriente, em Minas Gerais.

Programa de Educação para o Trânsito de Rio das Ostras-Divulgação
Programa de Educação para o Trânsito de Rio das Divulgação

A atenção à mobilidade urbana em Rio das Ostras também mereceu prêmio. O projeto Rio das Ostras Cidade Bike e o Programa de Educação para o Trânsito, desenvolvidos pela Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidades e Mobilidade Urbana, levou o Município à terceira colocação na categoria Melhor Mobilidade, Menos Tráfego, sendo superada apenas pelas capitais Salvador/BA e Fortaleza/CE.

Detalhes dos projetos e os indicadores de Rio das Ostras estão disponíveis em http://indicadores.cidadessustentaveis.org.br/br/RJ/rio-das-ostras.

PRÊMIOS CONSECUTIVOS – Rio das Ostras também havia sido premiada na primeira edição do prêmio em 2014, concorrendo com 272 cidades. Na ocasião, o Município ficou em terceiro lugar entre os Municípios de médio porte – com número de habitantes entre 101 mil e 500 mil. A cidade ficou com a terceira colocação, atrás somente de Canoas (RS), em primeiro, e Santos (SP), em segundo lugar.

CIDADES SUSTENTÁVEIS – O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem atingidas pelos municípios.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA