Mudanças na Corrida pela Prefeitura de Rio das Ostras na Eleição Suplementar de 24 de Junho 2018

0
2504

A Eleição suplementar de Rio das Ostras que ocorrerá no próximo dia 24 de junho pode passar por mudanças com relação aos pré-candidatos que foram por nós anteriormente divulgados e possivelmente dois dos pretendentes não poderão registrar as suas candidaturas.

Segundo informação publicada no mural da 184ª Zona Eleitoral de Rio das Ostras nesta terça feira 15 de maio,  apenas 5 candidatos cumpriram os prazos determinados pelo TRE-RJ com relação a Eleição Suplementar no município que é regida pela resolução 1028/2018 do Tribunal Regional Eleitoral (publicada em 10 de maio de 2018 no Diário de Justiça Eletrônico número 098 de 2018)que dispõe sobre os prazos e exigências a serem cumpridas pelos candidatos e partidos políticos para que estejam aptos a concorrer para as vagas de prefeito e vice-prefeito.

Para que possam  dar entrada nos pedidos de registro de candidatura para os cargos do executivo, os partidos, de acordo com a resolução deveriam realizar as convenções partidárias no período de 12 a 14 de maio, obedecendo as normas contidas no estatuto partidário. Durante as convenções é que são definidos os nomes dos candidatos e se serão realizadas coligações partidárias  ou não.

Em seu Capítulo II – Artigo 7º – § 1º diz: “A ata da convenção, digitada e assinada em duas vias, será encaminhada a 184ª Zona Eleitoral, em vinte e quatro horas após a convenção.”

De acordo com as atas da convenções divulgadas no mural pelo cartório eleitoral, os                nomes  são:                                                           Winnie e Jonathan(PSOL)Winnie Freitas-PSOL.deucimar-275x300

 

Deucimar e Cláudia(PRP)

 

Carlos Augusto e Zezinho-(PMDB)

Marcelino da FamáciaPrefeito de Rio das Ostras-RJ cassado pelo TSE-Carlos Augusto Balthazar.                                                                                                                             Marcelino e Leandro-(PV)

Gelson Apicelo e vice indefinido(PDT)

 

No prazo final para entrega das atas das convenções que seria no dia 15 de maio às 19 horas, horário em que se encerra o funcionamento do cartório eleitoral, foram afixadas em um mural instalado na janela da frente do prédio, as atas que haviam sido protocoladas dentro do prazo legal.

Poggian
Flávio Poggian-PSD

Até as 19 horas não constava a Ata da Convenção do PSD ao qual o pré-candidato Flávio Poggian ainda não havia sido entregue a ata da convenção e por esse motivo não deve cumprir os requisitos legais necessários para a solicitação do registro de candidatura junto à justiça eleitoral.

Outro pré-candidato que também poderá ter problema com a Justiça Eleitoral é o ex-vice-prefeito e ex-secretário municipal de serviços públicos Gelson Apicelo devido o PDT – Partido Democrático Trabalhista ao qual ele é filiado não ter apresentado o nome  do candidato a vice-prefeito em sua chapa, fato esse que poderá a vir invalidar o seu registro deixando-o impossibilitado de a concorrer a Eleição Suplementar do próximo dia 24 de junho de 2018 . Cabe agora as decisões do Ministério Público e do Juiz Eleitoral.

O prazo para o registro das candidaturas termina no próximo sábado dia 19 de maio e a campanha eleitoral propriamente dita terá início no domingo dia 20 de maio, segundo a resolução 1028/2018.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA