Cadastramento Biométrico termina na próxima semana em Rio das Ostras

0
558
Cadastramento Biométrico-Divulgação.

Faltam apenas nove dias para que seja finalizado o processo de cadastramento biométrico obrigatório de eleitores em Rio das Ostras. Os locais de atendimento continuam os mesmos, o Centro Esportivo Chico Leite (conhecida Vila Olímpica) e o Cartório Eleitoral do Município, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e feriados, das 10h às 16h. O prazo termina dia 9 de dezembro.

De acordo com dados do TRE- Rio das Ostras, o município hoje conta com 85.061 eleitores. O cadastramento teve início no dia 11 de setembro e até agora cerca de 40% (32.641) dos eleitores fizeram o procedimento. Foram emitidos 1.503 documentos como primeiro título de eleitor e realizadas 5.348 transferências até esta quarta-feira, dia 29 de novembro.

O processo começou timidamente e atualmente há uma média de 700 atendimentos diários para o cadastramento. Para dar mais agilidade e ajudar os eleitores com dificuldade de locomoção até os pontos de atendimento, este mês a Justiça Eleitoral disponibilizou dois ônibus, de segunda a sexta-feira, para fazer o transporte das pessoas gratuitamente.

                                                     TRANSPORTE 

Ao todo são seis horários de saída, tanto do Jardim Campomar, próximo ao Posto da Patrulha Rodoviária, quanto do Centro Esportivo Chico Leite. Os horários são: Saída às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. E a saída do Centro Esportivo às 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h.

Para a moradora do bairro Liberdade, Cristiane de Moraes, esta foi uma boa oportunidade de realizar o cadastramento. “Às vezes fica difícil pegar uma van e com o transporte gratuito facilitou bastante. Economizei a passagem e fiz o cadastramento rápido”, destacou.

                                                   AGENDAMENTO 

O agendamento para o cadastramento biométrico segue disponível pela internet, por meio do site www.tre-rj.jus.br/biometria. Quanto à documentação para realização do cadastramento são necessários a carteira de identidade ou outro documento com foto; certidão de nascimento; comprovante de residência. Homens acima de 18 anos precisam apresentar certificado de alistamento militar ou de reservista. Já as pessoas que tiveram alteração no nome devido processo matrimonial devem levar a certidão de casamento. Recomenda-se levar o título de eleitor, caso possua.

A moradora de Cidade Praiana, Telma Rodrigues da

Telma Rodrigues
Telma Rodrigues-Divulgação.

Silva Nunes, resolveu fazer logo o cadastramento para não enfrentar filas. Ela ressaltou que o processo foi rápido e que é importante esse exercício de cidadania.

“Se é constituído pela Justiça Eleitoral, temos que cumprir. Fazer a diferença é mostrar na urna, na hora de votar e com voto consciente”, completou.

IMPORTANTE – Quem não realizar o cadastramento biométrico terá o título de eleitor cancelado e, além de ficar impossibilitado de votar nas próximas eleições em 2018, não poderá tirar passaporte, prestar concurso público ou obter empréstimos em bancos oficiais, entre outros impedimentos.

O Centro Esportivo Chico Leite fica localizado na Rua Irmã Faustina, s/nº, no Village, e o Cartório Eleitoral do Município, na Avenida Guanabara número 3.837, na localidade de Extensão do Bosque.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA