O Secretário Marcelino Borba Promete Tirar a Saúde de Rio das Ostras da UTI Onde se Encontra no Máximo em Quatro Meses com Muito Trabalho de sua Equipe.

6
10326
Secretário Municipal de Saúde Marcelino Borba-Foto:De Olho em Rio das Ostras-RJ

O secretário Municipal de Saúde de Rio das Ostras Marcelino Borba tem se empenhado ao máximo para retribuir a confiança do prefeito Carlos Augusto Balthazar que o indicou com o apoio da grande maioria da população para uma das mais árduas missões, a administração de uma das mais complicadas secretarias do município, a saúde, que segundo o atual governo está totalmente sucateada e cabe ao secretário e sua equipe fazer a mesma voltar a respirar sem ajuda de aparelhos com muito trabalho, no menor espaço de tempo possível.

Secretário Municipal de Saúde Marcelino Borba-Foto: De Olho em Rio das Ostras-RJ
Secretário Municipal de Saúde Marcelino Borba-Foto: De Olho em Rio das Ostras-RJ

Pra encarar este desafio o secretário Marcelino Borba não tem medido esforços e pra quem o conhece, já perdeu alguns quilos e ganhou umas destacadas olheiras, porque pra ele não tem dia nem hora para o trabalho, isso ficou claro na manhã deste sábado, 04 de fevereiro quando cumprindo uma das suas promessas abrindo a Farmácia Municipal nos fins de semana e feriados prolongados e desde as 08 horas que é o horário da abertura lá estava ele, o fechamento é as 12 horas, para facilitar os usuários que precisam deste serviço e não podem esperar o primeiro dia útil, conforme informação do próprio Secretário.

Diante de tantas novidades na área de saúde da cidade de Rio das Ostras em tão pouco tempo o De Olho em Rio das Ostras-RJ procurou o Secretário Marcelino Borba para saber quais as soluções imediatas para alguns dos problemas urgentes da cidade e só no final da noite que ele pode parar pra conversar conosco o que ele fez com muita presteza porque segundo ele faz com muito prazer porque está tratando do maior patrimônio do município “ a saúde da população de Rio das Ostras” e pra isso não tem horário porque a saúde requer uma atenção especial 24 horas por dia.

Marcelino Borba começou falando dos novos horários de funcionamento dos principais postos de saúde a partir desta segunda feira dia 06 de fevereiro e das farmácias abrirem aos sábados, domingos e feriados, além dos plantões das farmácias locais que agora passam a ter duas de plantão noturno, ao invés de uma como era até essa semana que passou, depois ele falou das melhorias que vem fazendo e que parte da população já pode sentir e o que pode melhorar:

IMG-20170204-WA0030
Embarque na madrugada em frente ao COGA -Foto cedida pela Sra. Adriana Borba.

“Nós conseguimos e está em pleno funcionamento um acordo de seção de uso por noventa dias com a empresa “Viação Ouro Negro” que disponibilizou para o município um moderno micro-ônibus com capacidade para 30 passageiros, e em contra partida nós pagamos o combustível, os pedágios e alimentação para os motoristas, até que seja realizada uma licitação para normalização do transporte para os pacientes que precisem se deslocar a destinos fora do município de Rio das Ostras”.
“Esse acordo inicial com o empresário Sergio Moreti “Viação Ouro Negro” fez conosco está possibilitando reagendar 800 pedidos acumulados para janeiro, fevereiro e março, de atendimento na área de oftalmologia para pacientes que em geral necessitam de acompanhantes se deslocarem a cidade de Niterói onde temos convênios com as Clinicas Santa Beatriz, Clinop e Hospital Antonio Pedro, para procedimentos desde exames, cirurgias e retornos, para isso estamos pegando essas pessoas em suas casas e nesses casos temos utilizado carros próprios para levarem estas pessoas até o COGA
devido à dificuldade de manobra que o coletivo tem para circular em alguns trechos da cidade e para coordenar essa viagem contamos com um servidor da prefeitura que acompanha os pacientes na sua grande maioria idosos e este mesmo servidor ficará encarregado de pegar os resultados de exames deixando a disposição dos pacientes no COGA evitando com isso que o mesmo volte apenas para retirar em Niterói esse resultado como acontecia antes privando a nossa equipe de vagas no Micro-ônibus”.
“Estamos inaugurando no próximo dia 15 de fevereiro a “Casa de Pequenos Procedimentos” na unidade de Nova Cidade onde contaremos inicialmente com dois cirurgiões enquanto um atende outro realiza os pequenos procedimentos operatórios e se revezam, além de um cirurgião dermatológico, o nosso objetivo é fazer funcionar e esvaziar o centro cirúrgico do hospital”.
“Por falar no centro cirúrgico está sendo todo reformado, está sendo reposto todo o oxigênio, a cozinha do hospital até o final do mês de fevereiro estará sendo reinaugurada, e dentro de poucos dias com a restauração do centro cirúrgico no máximo em 12 dias vamos poder atender a 200 cirurgias que estão pendentes e vamos promover um mega mutirão para zerar essas pendências”.
“Vamos priorizar a atenção básica como base para a saúde de Rio das Ostras e estamos aguardando a liberação das inscrições para o processo seletivo que acontecerá até o fim do mês de fevereiro, com isso os postos de saúde que já abrirão a partir desta segunda feira, 06 de fevereiro até as 19 horas, mas a nossa ideia é  atendermos até as 21 horas e com o mecanismo que utilizaremos vamos desafogar o Pronto Socorro o mais rápido possível, investindo tudo na seção básica, porque até então fechava na sua maioria as 5 horas e o trabalhador que poderia ser atendido sem prejuízo para seu patrão não tinha essa oportunidade e isso vai mudar, com o processo seletivo vou encher de médicos os postos do Recanto, Nova Cidade, Âncora e Boca da Barra para desafogar o Pronto Socorro, voltando a atenção para o atendimento básico e o Centro de Saúde do Bosque será um centro de especialização como Cardiologia, Oftalmologia, Neurologia, Angiologia, Gastrologia,  etc”.
“Até dezembro contávamos apenas com um Gastro o Dr. Lessa agora contratamos mais uma a Dra. Jaqueline, no momento contamos com dois a cardiologista no município, a Dra. Mônica e o Dr. Marcelo Bandeira, além do Dr. Bruno que está cedido ao município de Quiçamã, para isso já enviamos um ofício e muito em breve estará atuando no nosso município, estamos também reforçando a oftalmologia e já fizemos pedido para reequipar essa especialidade onde já temos o eficiente Dr. Cristiano, que é muito competente e nos atende também como Clínico Geral e além dele temos o Dr. Marcelo e a Dra. Simone que também são ótimos e teremos mais especialistas só estamos dependendo do processo seletivo que terá uma inovação que o público terá conhecimento para mantermos o que priorizamos um atendimento de primeira para a população”.

“Tenho sonhado com um Centro de Hemodiálise há 4 anos  mesmo porque senti na pele a dificuldade não só do paciente como dos seus familiares e isso eu pude vivenciar na minha família precisamente a minha mãe que fez hemodiálise por 10 anos e sabemos que esse paciente precisa de um tratamento diferenciado devido a precisão que o procedimento requer, se o paciente precisa ficar 3 a 4 horas para concluir o procedimento fica menos tempo ficando prejudicado devido a fila e em geral não é retirado todo líquido necessário e volta pra casa com excesso e isso está me incomodando muito e para evitar esse transtorno estaremos recebendo nesta terça feira dia 07 de fevereiro estaremos recebendo uma equipe especializada em Hemodiálise do estado do Rio de Janeiro para conversarmos com o prefeito Carlos Augusto a fim de que seja doada uma área para seção de uso entre o Pronto Socorro e o Hospital Municipal para ser instalado um Centro de Hemodiálise que atenderá 90 pacientes diários em três turnos. não só do município como também de municípios vizinhos além de gerar empregos para o município, desde o meu tempo de vereador que já vinha me empenhando e as duas máquinas que eram alugadas aqui na cidade foi fruto de um projeto meu que agora meu sonho está mais perto de se tornar realidade, porque tenho um grande aliado nesta luta que é o prefeito Carlos Augusto que juntamente com uma equipe da secretaria de saúde do estado e os prefeitos dos municípios de Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Carapebus, Quiçamã e Macaé, estão super empenhados em fazer esse projeto virá realidade”.

“ O meu objetivo contando com o comprometimento da minha equipe é realizar em quatro meses o que a administração anterior não conseguiu fazer em quatro anos”.
“De Olho em Rio das Ostras-RJ” pediu ao Secretário municipal de Saúde Marcelino que fizesse além de um resumo de tudo o que foi falado um recado para a população que muito acredita na sua gestão:

 

6 COMENTÁRIOS

  1. A Saúde é prioridade no município.
    Aplicar com responsabilidade a verba da saúde sem desviá-la para outro setor da administração pública.
    Valorizar os médicos.
    Concurso público.
    Congratulações.

  2. Sr Secretário.
    Quando será regularizado o estoque de fitas reagentes para medição de glicose?
    No posto de cidade praiana, não estamos conseguindo fazer a medição, desde a semana do natal.
    Eu, consegui comprar um kit, e estou fazendo minhas medições em casa, mas e as pessoas mais carentes, que não tem condições de comprar, o que fazem?
    Para nós diabéticos, esse controle é essencial para nossa saúde.
    Nos ajude, não deixando faltar esse material nos postos

  3. Sr Secretário.

    Está faltando fita reagente para medição de glicose, desde o início do ano no posto de cidade praiana.
    Qual a previsão de regularização deste item importantíssimo no controle de nossa doença??

  4. Reverter O ZERO MESMO QUE PARA 0,5 JÁ É 50% DE EVOLUÇÃO. Não existe sucesso e resultado sem trabalho.
    A praxe é políticos interesseiros e que nada fazem exceto sentar na boa remuneração que recebem. se aceitou o desafio, é para trabalhar. E que não pareça um esforço hercúleo, porque se aceitou o desafio, é para mostrar resultados. Há muito a fazer inclusive em relação folha de ponto de servidores e médicos que não cumprem seus horários e atribuições.

  5. Sr. Marcelino, que seus olhos continuem nesta visão, que seus esforços sejam antídoto para este povo que viveu em meio de momentos excludentes ao que diz respeito do direito do mínimo à saúde restaurada. Sorte, força diária e muita fé pois as forças contrárias, bajuladoras e dissimuladas estarão ao redor. Parabéns.

  6. O rolo compressor deixado pela antiga administração foi muito grande,as coisas não se resolvem com um toque de varinha de condão,a verdade é que a nova administração vai ter que ser de circo para colocar a casa em ordem, lamentável tão boa pessoa jogar a toalha tão cedo, quem perde com isso é O contribuinte e o turista de rio das ostras; eu acredito na nova administração ;e não existe ninguém insubstituível. esperamos alguém da área da saúde para assumir o cargo .

DEIXE UMA RESPOSTA