I Fórum de Turismo de Rio das Ostras aprova criação de Conselho Municipal do setor​

0
1239
Foto-De Olho em Rio das Ostras-RJ

 

Rio das Ostras promoveu nesta segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016, o I Fórum Municipal de Turismo, que contou com um número considerável de participantes com o objetivo de discutir o fortalecimento do setor.

O evento foi realizado no Teatro Popular de Rio das Ostras, que após a sua reforma promovida pela Fundação Rio das Ostras de Cultura à qual tem como Presidente o ator Cosme dos Santos, pode oferecer em suas modernas acomodações conforto e segurança comparáveis a grande maioria das casas de espetáculos do gênero da capital carioca.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades que compuseram a Mesa de Honra durante a solenidade de abertura: Sra. Carla Ennes, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Sra. Valéria Pinheiro, subsecretária de turismo e Presidente da Comissão Organizadora do Fórum de Turismo;Sr. Leonardo Dantas subsecretário de Desenvolvimento Econômico; Professor Luiz Gustavo Barbosa, Coordenador de Projetos da fundação Getúlio Vargas; Dr. Marcelo Ayres, Presidente do Sincomércio, Sindicato do Comércio  Varejistas de Bens e Serviços de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim; Sr. Sabino, Prefeito de Rio das Ostras.

Estiveram presentes também ao I Fórum Municipal de Turismo diversas autoridades locais entre elas:Sr.Wayner Fajardo, secretário municipal de obras; Sr.Nivaldo Talon, secretário municipal de meio ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca;Sra. Eronei Leite, secretária de Ciência, Tecnologia e inovação de Rio das Ostras; Sr. Cosme dos Santos, Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura; Sr. Mário Marcelo, Vice Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura; Sra. Dalva Fragoso, subsecretária municipal de educação além de representantes de entidades ligadas ao turismo, como hotéis, pousadas, sindicatos, agências, associações de moradores, associações de artesãos, entidades como o Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Tradetur, Núcleo Gourmet, Infraero e Pastoral do Turismo.

A cidade de Rio das Ostras é um destino turístico consolidado de reconhecimento nacional que recebe cerca de oitocentos mil turistas por ano vindos basicamente do Rio de Janeiro e dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.                                                  Rio das Ostras tem mais de cento e trinta mil habitantes que moram numa cidade de beleza natural singular com privilegiado acervo cultural que abriga relevante pólo de negócios,  o turismo é uma das principais atividades econômicas do município e importante geradora de emprego e renda, por isso a Administração Municipal acredita que é fundamental que toda cadeia produtiva do turismo e a população de Rio das Ostras discutam o desenvolvimento dessa atividade econômica.

Durante esse dia de trabalho a atividade turística será amplamente discutida com a população que junto com o Poder Público tenham o desafio de transformá-la a principal da cidade.

O ex-secretário Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Turismo e atual diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira das Empresas Aéreas – Abear, Airton Nogueira Pereira Júnior, fez uma palestra sobre a importância do Conselho Municipal de Turismo.

O presidente da Associação de Pousadas e Hotéis de Rio das Ostras, Eduardo Cordeiro, destacou: “a crise mostrou que a Cidade precisa remodelar o seu turismo; nosso foco sempre foi o turismo de lazer. O Fórum é uma oportunidade dos empresários se unirem em busca de ações que atraiam o turista para Rio das Ostras”, disse.

Foto:De Olho em Rio das Ostras-RJ
Foto:De Olho em Rio das Ostras-RJ

Durante o Fórum foi apresentado pela pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, Cristiane Rezende, o “Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Município de Rio das Ostras”. O documento destaca 51 ações para promover o desenvolvimento do setor, entre as quais a criação do Conselho de Turismo e da Marca Rio das Ostras.

                                                  O CONSELHO

 Durante o evento, foi apresentada e aprovada a proposta de texto para projeto de lei que criará o Conselho Municipal de Turismo, formado por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, com a função de discutir iniciativas que contribuam para o fomento do setor.

Sra. Carla Ennes, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo-Foto-De Olho em Rio das Ostras-RJ

“É muito importante para o futuro do Município que todos entendam o turismo como um negócio. A atividade econômica pode amenizar as consequências desta crise pela qual estamos passando. E para isso é fundamental a participação de todos para discutir o turismo de Rio das Ostras. O Fórum oferece uma grande oportunidade de todos contribuírem para melhorar cada vez mais o turismo em nossa cidade”, observou a Secretária.

“No conselho, representantes de várias instituições e do Poder Público poderão discutir ações e políticas para o desenvolvimento do Turismo em Rio das Ostras. É uma forma de fazer uma gestão compartilhada e do Poder Público estar mais próximo de quem vive os desafios do setor”, finalizou a secretária Carla Ennes.

Sabino-Prefeito de Rio das Ostras-RJ-Foto:De Olho em Rio das Ostras-RJ
Sabino-Prefeito de Rio das Ostras-RJ-Foto:De Olho em Rio das Ostras-RJ

Ao fazer uso da palavra o prefeito Sabino destacou a importância da realização de eventos turísticos para a cidade de Rio das Ostras mesmo neste momento de crise que atravessa o país:                                                                                                                              “Senhoras e senhores de que maneira parte importante o povo da nossa cidade enxerga o turismo?”

“Fazer queima de fogos e manter eventos na cidade tem sido um verdadeiro drama e todas as vezes que nós da prefeitura vemos a necessidade de promover uma simples queima de fogos, de manter o Festival de Jazz e Blues, de promover o evento para receber os Motociclistas ou de buscar outros eventos somos extremamente criticados, às vezes criticados até com certa crueldade.”

“O que as pessoas dizem é: pra que queima de fogos? pessoas que tem responsabilidade diante da sociedade local, pessoas que se apresentam com projetos turísticos para o futuro e que poderão estar amanhã no lugar destes vereadores ou até mesmo do prefeito criticam duramente quando a prefeitura insiste em manter o apoio as atividades turísticas que para nós da prefeitura não se trata de festinhas, para nós é trabalho e muito trabalho e muita responsabilidade.”

“Muitas  lideranças dessa cidade não entendem a importância do turismo para nossa cidade e muitas pessoas que vivem do turismo dessa cidade não compreendem essa atividade”.   “Desculpem senhoras e senhores fazer turismo tem que conhecer a história dessa cidade, fazer turismo tem que conhecer a história do povo de Rio das Ostras.”                    “Quantas pessoas que trabalham com turismo em nossa cidade já tinham vindo aqui nesse Teatro Municipal, teatro esse que não fica a dever nada a maioria dos teatros municipais em atividade no Rio de Janeiro que tem exatamente a mesma capacidade de 250 lugares”.      “A hora é dificílima senhora e senhores, talvez os senhores não tenham noção do que acontece na gestão pública hoje, aqui poderemos ter a solução, não a curto prazo não vamos nos iludir, mas pra médio e longo prazo talvez a solução esteja aqui com algumas pessoas abnegadas, pessoas que compreendam a importância do turismo para nossa cidade não apenas para o seu negócio e sim para a cidade de Rio das Ostras porque o turismo é a nossa grande vocação”.Finalizou o Prefeito.

O Prefeito Sabino falou ao De Olho em Rio das Ostras – RJ e demonstrou otimismo com o evento para a cidade de Rio das Ostras:

Visite a nossa Fan Page e veja mais fotos do evento

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA